Carona no trabalho

Foto: Um olhar sobre o trânsito

Sempre dei caronas! Quando estudava na USP tinha o ponto de ônibus da História que servia como ponto de encontro de caronas. Peguei poucas vezes mas assim que passei a ir de carro virei uma oferecedora de caronas. Saia da frente da FFLCH, dava a volta na avenida pra passar em frente ao ponto e ver quem precisava sair do campus.

Também já parei em ponto de ônibus em dia de chuva e perguntei quem ali ia para ‘meus lados’ e dei carona pra um casal de argentinos hippies old-school em plena Rio-Santos.

E sempre foi muito divertido, mas poderia não ter sido e os motivos nem preciso listar pois são os mais óbvios quando se tem um estranho dentro do carro com você.

Conheci recentemente o Carona Chevrolet no blog da Sam Shiraishi e achei mega útil! Porque é uma ferramenta online que esquematiza uma carona mais segura. Genial!!!

O processo pra dar e receber caronas é bem simples: se cadastre é rapidinho, depois veja se já existe uma micro-comunidade pelas suas bandas se junte a ela e aguarde a aprovação.

Ah, você pode criar rotas novas também. O bom é que ninguém precisa se expor para combinar as caronas e ainda tem informação do trânsito do lugar para onde vai em tempo real.

Minha sugestão é que as pessoas abram comunidades com os nomes dos condomínios comerciais em que trabalham junto com centenas de pessoas todos os dias, tipo: WTC, Torre Norte, Passareli, Conjunto Nacional, Centro Empresarial. Porque é natural que tenha muita gente indo e vindo de todas as partes da cidade para esses grandes pólos comerciais e certamente deve ser fácil encontrar um itinerário que se adeque a você.

Experimente num dia de rodízio, se gostar e tudo der certo amplie o número de dias em que pega e dá caronas!

Eu que a cada dia tenho uma reunião em um prédio diferente posso ver antes pelo site se no dia e horário que preciso tem alguém pelos meus caminhos.

Acredito que de nada adianta você ter um carro possante pra ficar parado no trânsito, ainda perder um tempo precioso atrás de bilhares de carros todos com um único ser-humano dentro, sem falar na questão de emissão de gases poluentes que precisamos reduzir já.

Por isso a brincadeira tem mais graça quando muita gente participa!! Repasse a informação na sua empresa e seja tanto alguém que oferece quanto que pega caronas também.

Existe também uma outra ação complementar ao Carona Chevrolet que é a Reinventamos Caminhos Yahoo Um espaço com o game da carona, o grupo Trânsito Educado e entre outras coisas você pode postar fotos via flickr no grupo. Eu que sempre fotografo muito no trânsito já aderi!!!!

Agora tem uma detalhe básico: pra dar e receber carona tem que ter noção. Não dá pra ser Joselito, daqueles que entram no carro da pessoa mexendo em tudo, ou então deixar o rádio do carro no último volume! Por isso não custa nada dar uma olhada nas regras de etiqueta da carona aqui!!!


Bookmark and Share

1 comment so far ↓

#1 René on 03.08.09 at 1:18 pm

Olá Liliane,
Existe este outro site: http://www.coletivu.com.br também muito interessante. Com a vantagem de poder criar grupos para aumentar sua segurança.

Leave a Comment