Pinguins, geladeiras e afins

Pinguins são originais do hemisfério sul, portanto não basta ter gelo para ter pinguins…É uma ave não voadora por mais bizarro que possa parecer, tão louco como os morcegos que são mamiferos e voam…Mas os pinguins nadam mui bien, são elegantes e de família pré-histórica. No Peru já encontraram fósseis de pinguins de aproximadamente 1,5 metro. Leia aqui a matéria se quiser se aprofundar em ‘pinguinlogia’.

Pinguins fascinam pois são também símbolo de resistência já que naquele puta frio todos ficam juntinhos se aquecendo coletivamente, fora que é uma graça o macho chocar os ovinhos [hihihihi] e claro que em se falando de pinguim o de geladeira é ícone vintage!

Eu tenho um em cima da minha geladeira, mas teve um tempo que era brega ter pinguim na cozinha, porém por muito tempo minha avó conservou o dela, original dos anos 60, um daqueles com bico dourado, em cima de uma bela Frigidaire que abria a porta igual câmara fria de açougue. Mas depois virou kitsch [um brega permitido e metido] como o anão de jardim.

O ‘pinguim de geladeira’ surgiu como ação de marketing de uma marca norte-americana chamada Kelvinator, batizada para homenagear o cientista inglês Lord Kelvin que encontrou o ‘grau zero absoluto’ base para o desenvolvimento da refrigeração e assim levar essa maravilha que é a conservação de alimentos para dentro de nossas casas.

Eis que nos anos 50, nos EUA eles começaram a distribuir pinguins de louça para serem colocados nas lojas em cima dos refrigeradores deles, justamente para ressaltar o ‘objetivo do produto’ que era deixar tudo um gelo, tal qual o habitat dos pinguins e diferenciar o produto de armários de lata. Daí que quem comprava essas geladeiras acabava levando junto o pinguim de brinde para enfeitar e assim esse modismo ultrapassou a marca e bastava ter um refrigerador para alojar um pinguim em cima. Genial!

Eu amo pinguins!!! e fora o de geladeira, tenho uma escultura da designer Dani Ktenas, olha que linda:

LG Top Mount

Na quinta-feira passada minha coleção de pinguins aumentou.

Recebi em casa uma caixona pesada de isopor toda bonitinha personalizada com meu nome e dentro dela havia uma escultura de gelo de um pinguim. O presente fazia parte de uma ação de Social Mídia [que envolve Twitter basicamente e foi realizada pela SINC] para promover o lançamento de um refrigerador da LG e dava start numa gincana por quitutes e quitandas para serem entregues via delivery aos vencedores mais rápidos no gatilho Twitter.

O pinguim tinha um colarzinho e no pingente vinham todas as instruções para começar a seguir@LGTopMount no Twitter, ficar esperto no site que mostrava a geladeira com 5 câmeras em 5 diferentes pratos. E somente quinta e sexta para ‘aquecer’ a disputa seria entre 20 blogueiros, porque a partir desta segunda dia 8 a competição é FREE. Literalmente follow @LGTopMount e entre na competição.

Na quinta eu perdia o timing, quando via já tinham sido mais rápidos do que eu na hora de dizer EU QUERO de acordo com o que a câmera mostrava. em compensação, tive uma reunião ao lado do estúdio em que filmavam a ação eu vi  ’com esses olhos que a terra há de comer, depois de doar as córneas’ a LG Top Mount ao vivo.

Dia seguinte fiquei esperta e arrematei os croissants e bolinhos! Foi uma delícia o lanchinho com Luisa e @souzacampus. Acho gostoso receber coisinhas caprichadas e cuidadinhas.

A esculturinha de pinguim está guardada no freezer, praticamente transformei numa câmara de criogenia para o pinguim sobreviver 4ever e num dia de bastante sol vamos brincar com a Luisa de ver o degelo. [aula prática sobre aquecimento global].

E além da competição pelas comidinhas foi lançado também o concurso ASSALTE A GELADEIRA SEM SER VISTO, responda: Que estratégia você usaria para assaltar a Top Mount agora, ao vivo sem ser visto? Se sua resposta for a mais criativa, sua cozinha ganha uma Top Mount da LG. Básico, use todo seu potencial criminoso para ficar de geladeira nova.

***

Pensando em pinguins não teve como não me lembrar de tantos e tantos…Divirta-se com minha seleção pinguinzística:

Peça publicitária para a WWF [Criação e layout do meu querido: Souzacampus; 3D Animação: Lucas Lourenço, Montagem Flash: Claudiomar Andrade; Texto: Gustavo Calenzani]

A Marcha dos Pinguins

Surf’s Up

Pinguins do filme Madagascar em aventura de Natal

Pablo dos Backyardigans é um pinguim…

Pingu

E tem o Happy Feet também:

Em Portugal encontrei até uma familia que tem um pinguinzinho de estimação:

Pinguim do mal em Batman:

Wallace & Gromit

Chillie Willie ou Picolino, o pinguim do desenho do Pica-Pau:

Bookmark and Share

2 comments ↓

#1 Patricia on 10.26.09 at 8:49 am

Adorei seu texto sobre os pinguins de geladeira
estou fazendo um trabalho sobre as geladeiras Kelvinator e essa curiosidade vai me ajudar muiiito
Patricia

#2 maria José on 10.28.10 at 5:43 am

Gostei do seu texto e ja coloquei no meu facebook. Para mostrar para as minhas amigas.

Leave a Comment