Lacroix por Tati Bo

Como pra falar sério de moda eu sou um zero absoluto à esquerda, pra falar bobagem e dar a minha modestinha opinão ok, td bem, mas não é o caaso!

Então para comentar a exposição de moda em cartaz na FAAP eu convidei minha amiga-irmã: Tati Bo mulher ultra competente, formada em Moda pelo Istituto Marangoni de Milão, Artes Plásticas pela UNESP, designer de acessórios e stylist de primeira categoria para que ela deixasse as impressões dela sobre Christian Lacroix – Trajes de Cena.

Com a palavra, ou melhor, com o teclado, Tati Bo com exclusividade escreve e as fotos são dela também:

“Uma palavra: espetáculo.
Não não… beleza…
Também não… LACROIX!!!

Pensando bem, não consigo sintetizar em uma palavra a exposição do Lacroix. Não dá!
Fiquei fascinada pelos tutus que flutuam pelo espaço, …
Todo o cenário chama a atenção logo na entrada! Os figurinos em meio às projeções, em meio às flores… tudo de muito bom gosto, um universo de fantasia.

Os croquis….. Ai ai, os croquis….
As linhas, os traços, as cores… tomam conta do espaço inicialmente vazio do papel. Depois de ter tomado forma, parece que há uma dança, uma encenação…

Lacroix desperta tudo isso. Sempre apaixonado por História, vestir a época para ele é fascinante.  Consegue garimpar figurinos antigos no mercado de pulgas ou em arquivos e os “transformam”, recicla criando novas peças, novas estórias, novo imaginário.
Gosta de evocar sensações da Belle Epoque parisiense, mas sem recriar Paris.  Fala um pouco de seus personagens através dos tecidos, das modelagens, das estampas e das cores. Parece que Lacroix pensa em todos os detalhes… tem uma sensibilidade para os materiais.

Na peça “Cosi fan Tutte” por exemplo, traz o elemento contemporâneo através do capuz que coloca no mantô azul. Inicialmente utiliza cores pastéis e depois os intensifica de acordo com o amadurecimento dos personagens.
Enfim,… são muitos detalhes riquíssimos.

Não consegui escolher um favorito. Amei os croquis, cada detalhe das roupas… especialmente o figurino  da peça “Cosi fan Tutte” da personagem Dorabela vestida de homem.

Para quem tiver tempo e quiser participar da oficina solicite uma visita com um educador. A oficina faz parte da visita que tem duração de 50min. A proposta? desenvolver um figurino ou um croqui através dos vários materiais que o educativo oferece.

Vale muito a pena visitar a exposição que vai até 1 novembro”

Exposição

Christian Lacroix – Trajes de Cena

Direção Artística: Christian Lacroix

Curadoria: Delphine Pinasa, diretora Adjunta do CNCS

Cenografia: Michel Albertini

De 24 de agosto a 1º de novembro de  2009.

Museu de Arte Brasileira – MAB 
Rua Alagoas, 903
Higienopolis
São Paulo – Brasil

De terça a sexta, das 10h00 às 20h00

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h 
(Fecha às segundas, inclusive quando feriado)

Entrada Gratuita

Bookmark and Share

5 comments ↓

#1 Dany on 10.16.09 at 8:18 am

Eu sou completamnete louca por moda e BABEEI com esse post. Vou ver se consigo corerr para assistir a exposição ao vivo. Vim até aqui lá do blog do tamanho único e adorei! Vou assistir ao seu programa hoje…assista tb o meu na semana que vem!!! hehehe
beijão e parabéns pelo blog,
Dany
http://www.danybefashionweek.blogspot.com

#2 Paradis on 10.16.09 at 7:11 pm

Muito legal sua participação no Tamanho Único! Amei aquele colete de paêtes! :~)

#3 Dalila on 10.22.09 at 10:08 am

confesso que eu voltei a pegar gosto pelo desenho depois que fui na exposição. Está realmente perfeita, e os croquis você pensa: “como ele consegue????” adorando! E a Tati vendeu esse sonho barroco que está na FAAP. (acho q vou de novo, rs)

fiz até uma brincadeirinha depois da exposição! rs
http://www.flickr.com/photos/dalilaborba/4018290838/

#4 Leticia on 10.22.09 at 11:18 am

agora estou com ainda mais vontade de ir…

#5 a França é aqui « gps: i love you on 10.28.09 at 6:57 am

[...] Lacroix por Tati Bo, na Liliane Ferrari [...]

Leave a Comment