Tudo sobre: A lesão do Kaká

Gente! eu não sei nada de futebol, muito menos alguma coisa sobre a lesão do jogador Kaká. E como esses dias só ouço falar das duas coisas, resolvi invetigar uma delas, pelo menos…

Bom, como de futebol já não entendo mesmo há décadas, achei complexo demais,  então sobrou a lesão do públis do Kaká pra tentar descobrir o que é. Tentemos!

E como eu tenho sorte, encontro as pessoas certas e elas sempre explicam as coisas pra mim. Essa semana foi a Donata Lustosa lá na Giornate que solucionou o mistério. Tava lá eu e as meninas falando de pautas e surge essa sobre o jogador da seleção.

A sorte, explico: é que a Donata é casada com um super fisioterapeuta esportivo, David Homsi !!que tem uma mulher assessora de imprensa fantástica!! e tá aqui toda explicação dele pra nós:

O que é o Pubis? Púbis é um osso do quadril (pelve) que fica sob a região genital. O púbis é um dos três ossos da pelve onde se insere os músculos adutores e parte dos abdominais. Essa região é particularmente susceptível a forças de cisalhamento durante determinadas atividades atléticas.

E a Pubalgia?
É a dor na região do púbis que se irradia para o osso da bacia, para a musculatura do abdome e para a musculatura interna das coxas.

Pode surgir através de traumas repetitivos (ou trauma agudo em alguns casos), mudanças bruscas de direção, impactos, falta de alongamento e desequilíbrio muscular. Pode também ocorrer um processo inflamatório envolvendo o osso, a cartilagem e os ligamentos da região, além dos músculos, principalmente os adutores e uma parte dos abdominais.

No caso do futebol, o que chama atenção ultimamente é a lesão do meia da seleção brasileira Kaká. Há algum tempo ele convive com a dor no púbis, o que impossibilita de ter uma continuidade de jogos e consequentemente ritmo de jogo.

Os jogadores de meio de campo estão mais susceptíveis a esta lesão, devido à biomecânica que ele exerce no dia a dia, ou seja, por sua posição ele geralmente faz um giro de perna para fora e toca a bola com a parte interna do pé. Esse movimento pode aumentar o “estresse” na musculatura adutora, que se insere no púbis.

Os sintomas da Pubalgia muitas vezes são confundidos com dores musculares, o que torna seu tratamento mais demorado. Por isso, é de extrema importância um diagnóstico preciso ainda na fase inicial da Pubalgia. Uma vez diagnosticada na fase precoce, seu tratamento será mais efetivo.

Já num estágio de Pubalgia crônica, o tratamento deve ser conservador com fisioterapia e repouso (sem a prática esportiva). Em caso de atletas de alto nível (que não podem parar), é indicado manter o condicionamento físico com hidro, deep-running, bike subaquática e a atividades de alto impacto deve ser evitada. Uma vez não dando resultado, a intervenção cirúrgica pode ser necessária.

Bookmark and Share

12 comments ↓

#1 Donata on 06.19.10 at 8:12 pm

Lili acabei de voltar de um barzinho com amigos depois de tomar um ótimo vinho e vi seu post!!!! Adorei!!! Pode contar sempre com a gente! Bjos Donata Lustosa

#2 Thiago on 06.21.10 at 5:51 am

excelente matéria…bem explicativa…parabéns

#3 Ricardo on 06.24.10 at 2:59 am

Tive pubalgia, sou jogador amador no RN e fiz sessões de fisioterapia por 5 meses, hj voltei ao treino normalmente, as vezes ainda sinto um pouco a regiao, dai a importancia de fazer fisio e tratar ainda.
sempre procuro mais informacoes sobre pubalgia…na esperanca de me curar por completo.

#4 Luisinho on 06.30.10 at 5:17 am

Vcês acham que o Kaká estará 100% nas outras partidas? Pois ele está longe de ser o kaka que ia estourar a copa.

#5 Luisy Ferreira on 07.02.10 at 6:20 pm

o kaka é um jogador inteligente e claro que é um gato.

#6 jonas moura on 07.03.10 at 9:15 am

kaka mande uma camisa do brasil para jonas moura da riugrande serra do mel rn

#7 agripino maciel jr on 07.14.10 at 5:12 pm

show sua matéria, parabéns

#8 Mnoel Lucas on 08.16.10 at 7:44 am

Poww valew serviu para o meu trabalho de Ciências apkspaoksapso fikou muito bom gostei msmoo”

#9 tamara on 11.04.10 at 8:43 am

muito boa essa materia !!!!!

#10 ricardo on 02.05.11 at 9:04 am

ele vai fazer muito gols

#11 marcos on 10.23.12 at 10:03 am

Bom primeiramente gostei da reportagem deu pra mim entender um pouco eu tb jogo com os meu amigos a bastante tempo e senti uma dor estranha proximo a perna passei no medico e ele me informou que eu estava com a mesma lesão do jogar KaKá mais agora estou tratando

#12 fernando on 04.23.13 at 7:10 pm

..sofro com esses sintomas e venho tratando como se fosse irradiação por reflexo de problemade coluna, que concluo não ter…a esse ponto…hoje conversando com um professor de educação física ele me alertou que meu problema parece inflamação do púbis…vim ao google….e concluo que esse é o problema que me atormenta a anos, com crises eventuais mas próximas…ótima matéria..salve o google e os colaboradores…

Leave a Comment