Ler faz crescer

Quando eu tinha uns 5 anos meu pai, todos os dias, trazia de presente um livrinho ou revistinha da Turma da Mônica quando chegava do trabalho. Sério, todos os dias!!! Os livrinhos iam formando pilhas e pilhas. Alguns eu rabiscava, tenho até hoje uns livrinhos que dei pra Luisa e estão todos pintados e rabiscado. A meu ver foram livros bem aproveitados. E eu chego a lembrar de umas histórias como se fosse hoje, é sério.

Os que eu mais gostei durante uma época foram os livros da Taba que vinham junto com disquinho, uma coleção com lendas folclóricas e musicadas pelos melhores da mpb como Tom Zé, Nara Leão, Chico Buarque, Elis Regina, Rolando Boldrin, MPB-4, Edu Lobo, Quinteto Violado, Chico Buarque e muitos outros.

(vc se lembra da Taba tbém? Escute aqui: http://www.esnips.com/web/TabaHistriasInfantis 

 

Então eu tinha uma ansiedadezinha infantil de que quando ele chegasse com outro livrinho da coleção eu precisava já ter lido o anterior. Isso acabou com que eu devorasse esses livros e tantos mais tantos outros como as fábulas da Cigarra e a Formiga, João e o pé de feijão, Sítio do Pica Pau Amarelo, Menino Maluquinho (aliás faz 30 anos que o livro foi lançado!)….e tenho absoluta certeza que eu conseguia ler bem mais aos 6 anos do que hoje aos 35….

Ah, eu aprendi a ler bem fluente mais ou menos com uns 5 anos, quase 6 e me lembro que quando fiz 7 já lia os livros sem figuras (era como eu me referia aos livros só com texto), como as fábulas de Esopo, Contos dos Irmãos Grimm, Mitologia Grega para crianças e essas coisas bem fundamentais.

Eu lia muito e queria sempre ler mais, era uma competição saudável comigo mesma e patrocinada pelo meu pai. Foi a diferença total pra minha vida. Me fez crescer.

***

O Itaú Unibanco, por meio da sua Fundação Itaú Social promove o Itaú Criança que, desde 2006, contribui para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, por meio de ações para a melhoria da qualidade da educação e estimular gestos concretos para essa causa com força total no mês de outubro.

Agora o foco do programa é o incentivo à leitura para crianças de até 6 anos, ou seja a fase mais importante, na minha opinião, pra consolidar o prazer da leitura.

O que isso significa? Que você pode, através de um cadastro no site “Ler faz crescer” receber gratuitamente em sua casa um kit com a Coleção Itaú de Livros Infantis.

Olha que simples e sem custo!! Via internet você se cadastra e depois recebe os livros em casa e assim pode estimular ou mesmo manter o interesse das crianças presenteando: filhos, netos, sobrinhos, afilhados, filhos de amigos para que leiam mais um livrinho!!

Vamos disseminar essa iniciativa! Repasse e compartilhe essa chance. Livros só fazem efeito quando lidos por muitos!!! Ah, no twitter a tag da campanha é #lerfazcrescer

 ”A educação é, também, onde decidimos se amamos nossas crianças o bastante para não expulsá-las de nosso mundo e abandoná-las a seus próprios recursos”.  Hanna Arendt

Bookmark and Share

8 comments ↓

#1 Tania Sciacco on 10.27.10 at 8:38 pm

Eu já me pedi o meu kit.
Iniciativa muito bacana, tudo começa com a educação!!
Beijos
Tânia

#2 Heloísa Zambianco on 10.28.10 at 2:18 am

Que iniciativa legal ein?
Não tenho filhos, mas adoro livros infantis, com certeza vou querer meu kit!
Valeu pela dica.
Um abç.

@h4gha

#3 Julia T. on 10.28.10 at 2:28 am

Oi Lili!
Adorei essa iniciativa, é fundamental estimular ainda mais a imaginação dos pequenos.

Beijos

#4 Evelin Ribeiro on 10.28.10 at 12:05 pm

Iniciativa bacana mesmo.

Faço questão de ler todos os livrinhos para minha sobrinha, de 3 aninhos.

Qdo criança, era apaixonada por livros. Quem sabe não passo pra essa paixão, né?

Bjo!

#5 MARIA APARECIDA LOPES on 10.29.10 at 8:01 am

Eu dejejo ganhar a coleção de livros infantis. pos tenho 3 filhos que adorão ouvir e ler história.

obrigado!!!

#6 Zulema M Carvalho on 11.08.10 at 3:38 pm

Sou professora, gostaria de ganhar a coleção de livros.

abraço!!!

#7 maira agostinho gomes e marina agostinho gomes on 11.22.10 at 2:16 pm

gostariamos de ganhar o kit dos livros do itaú,espero que chegue pra nós, pois não conseguimos nos cadastrar no site que nos passaram.

#8 fabiola on 11.24.10 at 3:09 pm

gostaria de ganhar os livros tbm não estou conseguindo me cadastrar

Leave a Comment