Cinderela

Ninguém é feliz e muito menos bonito se não dormir bem. A expressão ’sono de beleza’ é tão verdadeira que além de viço à pele traz de quebra bom humor que deixa tudo ao redor mais bonito também. Não é à toa que a Bela, é adormecida.

A gente pode perder peso enquanto dorme porque a falta de descanso impõe ritmos lentíssimos ao organismo, e aí acumulamos gordura bem nas terríveis laterais do corpo, abaixo da cintura, onde o elástico da calcinha pega, sabe? Quem é que não odeia essa banhazinha?

Já repararam como muda o brilho do cabelo, dos olhos e o aspecto do rosto quando a gente dorme uma boa noite de sono? Preste atenção: eu disse noite de sono. Não vale chegar da balada às 5 da manhã e dormir até meio-dia, porque nosso organismo tem processos que só acontecem à noite, quando faz parte da natureza dar uma baixada de ânimos. Tanto é que se considera insone a pessoa que não consegue dormir à noite e que pega no sono quando começa a amanhecer, porque esse sono de fato não tem a qualidade que deveria. Sem falar que quando não dormimos há um enorme déficit de atenção em relação às coisas automáticas que fazemos todo santo dia como dirigir dando sonecas de frações de segundo ou mesmo esquecer uma panela no fogo.

Cientistas da Universidade da California em San Diego fizeram experimentos e comprovaram que dormir pode até ajudar uma pessoa a resolver problemas. Mas não é dormir pouco nem em excesso; é dormir a quantidade suficiente de horas, em média de 7 a 8 por noite. Vai bem na linha daquele conselho popular que diz ‘coloca a cabeça no travesseiro’.

Quando entramos na fase do sono em que sonhamos, começa o REM (sigla em inglês para Movimento Rápido dos Olhos) e o cérebro forma novas conexões nervosas sem a interferência de outros pensamentos que ocorrem quando estamos acordados ou mesmo dormindo sem sonhar. Daí o aumento natural na criatividade e na solução de problemas.

Alguns chamariam de rotinas, eu prefiro chamar de rituais feitos antes dormir. Eles ajudam bastante a tornar esse momento necessário mais gostoso. Coloque um pijama confortável que não te deixe passar nem frio nem calor. Faça um chazinho ou beba água como preferir, diminua o ritmo da casa e as luzes, sem falar que uma cama confortável faz maravilhas em qualquer um. Fique esperta para ver se o seu colchão não te faz acordar com o corpo moído, porque daí não adianta nada dormir. Se quiser mais uma frescurinha, tenha um daqueles aromatizadores de ambiente de erva-doce ou camomila. Vaporize no quarto e tenha soninho de bebê.

No mais, é isso, queridas. Nada como um dia após o outro – mas com uma excelente noite de sono no meio.

Bookmark and Share

0 comments ↓

There are no comments yet...Kick things off by filling out the form below.

Leave a Comment